A importância de uma cozinha de eventos bem equipada

A importância de uma cozinha de eventos bem equipada

Seja para algo regular a pontual, é muito importante que uma cozinha que tem como objetivo a preparação de refeições para eventos esteja devidamente equipada, de forma a que corra tudo bem e sejam oferecidas todas as condições necessárias. Não basta que seja meramente uma cozinha com os equipamentos básicos como fogões ou frigoríficos, é preciso pensar em todos os detalhes.

Na continuação vamos justificar o motivo pelo qual é importante ter uma cozinha bem equipada para eventos, oferecendo também algumas dicas essenciais para preparar a cozinha para eventos perfeita.

Otimização de tempo e custos

Este primeiro ponto é por vezes ignorado mas é dos mais importantes. A ser uma cozinha apontada para eventos, é de extrema importância analisar todos os equipamentos e espaço disponíveis para pensar-se na sua “planta”. Uma cozinha em que não está devidamente pensado onde deve ficar cada equipamento, acessórios, áreas de armazenamento, etc., pode fazer uma grande diferença no que toca ao tempo que leva a preparar uma refeição.

Este conceito serve para qualquer tipo de cozinha, mas ainda se torna mais importante para cozinhas que servem para muitas pessoas, como é o caso das cozinhas para eventos.

No que toca a custos, fica sempre mais económico em, no caso de não ser possível adaptar uma cozinha existente para eventos, adquirir cozinhas pré-fabricadas, como são o caso das cozinhas fornecidas pela empresa Algeco. Como as cozinhas devem ser devidamente equipadas e podemos não ter o tempo ou a experiência necessária para conceber a melhor cozinha para eventos possível, umas cozinha modular é uma excelente solução e pode vir a ser bem mais económica.

Em caso de ser necessário serviço de catering, as mesma regras aplicam-se, já que uma cozinha devidamente otimizada e preparada para eventos facilitará em muito o trabalho da equipa de catering.

Arrumação e harmonia na cozinha

O foco principal de qualquer cozinha deve ser preparar comida excelente num ambiente limpo e higiénico. Uma cozinha limpa e arrumada permite não só facilitar a confeção de comida como também entra na questão da otimização, já que permitirá que tudo seja preparado mais rapidamente.

Se for contratada uma equipa para trabalhar na cozinha, ela irá agradecer não estar a trabalhar no meio da confusão, aumentando assim a moral. Tudo isto influencia a produtividade, segurança e eficiência no trabalho de cozinha para eventos.

Atração e retenção de pessoal

Esta justificação é mais para quem necessita de uma cozinha para o seu negócio, incluindo para quem disponibiliza espaços para eventos. Um espaço arrumado e agradável ajudará a atrair chefs e cozinheiros mais habilitados para o trabalho na cozinha, ao mesmo tempo que fará com que tenham mais vontade em continuar a trabalhar connosco.

O mesmo acontece em qualquer profissão, ninguém quer nem gosta de trabalhar num espaço pouco cuidado e a desmotivação é inevitável.

Segurança na cozinha

Outro ponto muito importante a ter em consideração é a segurança na cozinha. Uma cozinha pequena e desorganizada pode criar no mínimo problemas a nível de gestão. Queremos evitar que os empregados andem aos encontrões e acabem por deixar cair os pratos ou mesmo que se magoem. Um layout devidamente planeado também ajudará a evitar outro tipo de acidentes.

É importante disponibilizar espaço suficiente para que toda a equipa possa trabalhar na mesma cozinha, alocando devidamente todo o equipamento, alimentos e outro tipo de inventário.

Um sistema de ventilação adequado também é muito importante, para todos os gases e vapores possam ser devidamente eliminados, já que em qualquer cozinha é inevitável. Soluções contra incêndios é também muito importante, disponibilizando todos os meios necessários para o combate a incêndios e um bom plano de evacuação caso necessário.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.