Balcões de aço inoxidável, Corian e Silestone

Balcões modernos para a cozinha

A escolhe do material do balcão da cozinha é um aspecto importante a ter em conta e antes de optar por um o importante é saber se é exatamente o balcão que precisamos. Na continuação veremos as caraterísticas de diferentes materiais modernos e analisaremos os balcões de aço inoxidável, de Corian e de Silestone.

Um tipo de balcão que pouco a pouco vai-se introduzindo nas casas são os balcões de aço inoxidável. Estes são habituais em cozinhas e hotais, mas não em casas particulares.

Vantagens deste tipo de balcões? Principalmente a higiene que oferecem. É um dos mais teriais mais higiénicos que existem, pelo que usa-se muito em cozinhas industriais. Essas sim, requerem uma limpeza quase constante. Para além disso resiste na perfeição ao calor e aos ácidos.

A desvantagem principal é o que lhes afeta ao passar do tempo. Pouco a pouco vão perdendo esse brilho inicial que apresenta. Ainda que com produtos específicos e um cuidado adequado poderemos eliminar este inconveniente.

O Corian é outro material que pouco a pouco foi sendo introduzido na decoração das cozinhas, ainda que este esteja ainda mais estendido do que o aço inoxidável que vimos anteriormente. Este material é uma mistura de minerais e de polímero acrílico que oferece uma grande resistência a danos e altas temperaturas.

Para além disso os balcões Corian apresentam um brilho muito atraente e podemos encontrá-los em várias cores. Outro dos seus pontos fortes é a fácil limpeza e a fácil manutenção desse material.

A principal desvantagem deste tipo de balcões é o preço. Bastante elevado comparado com outros materiais sintéticos. Também é um material que tende a manchar-se, sobretudo com os alimentos muito gordurentos. Ainda que com uma limpeza preventiva, esse problema resolve-se.

E terminamos com um tipo de balcão que certamente já ouviste falar, porque o seu uso está muito estendido e porque a marca transformou-se em denominação genérica de um tipo de balcões. Falamos, claro, dos balcões de Silestone.

Estes são balcões de quartzo, resinas e tintas fabricadas pela marca que tem o dito nome. O quartzo destes balcões oferece uma grande resistência a riscos, altas temperaturas e problemas de humidade. Para além disso podemos encontrá-los numa grande variedade de cores e é muito raro que surjam manchas nestes, sobretudo se seguirmos as suas instruções de uso e cuidado.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.