Balcões de granito, madeira, mármore e melamina

Tipos de balcões de cozinha

A escolha do balcão da cozinha não é um tema banal. Para além da sua funcionalidade, também devemos verificar a sua forma de limpeza, a sua resistência e também o toque estético que vão dar às nossas cozinhas.

Esses aspetos são os que vamos tentar tratar neste artigo, e para isso vamos mostrar os diferentes tipos de balcões que podemos encontrar no mercado e as analisaremos, tratando de explicar todos esses aspetos de que falámos anteriormente.

Os primeiros balcões de que falaremos são os de granito. Os balcões de granito são os mais habituais que podemos encontrar. Estes oferecem resistência e duração, permitindo cortar diretamente sobre eles e colocar objetos quentes sem que sejam afetado.

Não se riscam, nem mancham, são fáceis de limpar e podemos encontrar numa ampla gama de cores. Por tudo isso são um tipo de balcões muito solicitado.

Uma alternativa muito natural é a madeira. Os balcões de madeira maciça darão muito estilo e distinção à cozinha, pela sua aparência nobre. São ideais para cozinhas que procuram um estilo rústico ou natural.

Este material graças aos tratamentos que recebe resiste muito bem à água, às altas temperaturas e às manchas. Pelo contrário, não é tão resistente a golpes, cortes e riscos. Para além disso a sua manutenção requer produtos específicos.

Os balcões de madeira de carvalho ou faia são os mais utilizados.

O mármore é outro material muito decorativo para a cozinha. Pelo contrário não é um material tão resistente como é o quartzo, oferecendo mais facilidade ao aparecimento de riscos na sua superfície dos balcões de mármore.

Por último terminaremos com dois tipos de balcões muito económicos. Falamos dos balcões de melamina. Estes são muito resistentes ao calor e aos golpes, ainda que são propensos a sofrer riscos.

Estes estão formados por aglomerados de madeira com camadas que imitam diferentes acabamentos, o que pode dar-nos um resultado muito chamativo a um baixo preço. Entre os acabamentos entre os que podemos optar encontramos alumínio, a pedra e inclusive a madeira.

O problema deste tipo de balcões é o efeito da humidade com o passar do tempo, já que acaba por deteriorá-los com facilidade. Ainda que o seu preço ajustado pode fazer com que se torne rentável colocá-lo até que se deteriore e posteriormente colocar um novo balcão.

Pelo contrário resiste na perfeição a altas temperaturas e à humidade própria deste tipo de superfícies. O que não resiste tão bem é aos golpes, como dizíamos anteriormente, e é propenso a manchar-se. Ainda que com o tratamento correto, todas estas “desvantagens” desaparecem em grande escala.

Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.