Combinação de cores na cozinha

Cores na cozinha

Que as cores exercem um efeito em nós, certamente que é algo que já ouviste falar. As cores, ainda que não nos apercebamos, criam uma serie de sentimentos em nós, pelo que é importante escolher bem o tipo de cor dependendo do espaço que vamos decorar.

Vamos ver as cores ideais para um espaço tão importante como é a cozinha. Nesta zona da casa devemos encontrar uma cor que transmite calma, que incentive a sociabilidade e que potencie a criatividade. Vejamos que cores são as indicadas para isso.

Se optarmos por utilizar uma gama de cores frias como o verde ou o azul, a sensação que transmitirá a cozinha será de higiene, seriedade e eficácia. Este tipo de cores geralmente cria sensações de profissionalismo.

Pelo contrário as cores mais quentes como o vermelho, o amarelo e o laranja criam espaços mais acolhedores. Este tipo de tons farão com que a tua cozinha transmite calor, vida e alegria. Com estas cores ganha-se em intimidade, ainda que se perde segurança.

Uma boa opção é combinar as cores para conseguir um resultado correto. Se combinarmos cores dos mesmos tons conseguiremos os mesmos efeitos que falávamos anterior, mas se fizermos contraste de cores frias e quentes conseguiremos um contraste forte que pode ser muito interessante.

Falamos de combinar cores, mas isso não quer dizer que comecemos a utilizar as cores como loucos. O ideal é optar por três cores e utilizá-las como na continuação mostraremos.

Dessas três cores de tinta, uma será a principal, que será a base da cozinha e que a que mais utilizaremos, outra será a secundária, que será o complemento perfeito da cor anterior, e a terceira será a cor chamativa. Esta a utilizaremos para dar toques de cor em elementos mais pequenos.

As duas primeiras cores devem ser semelhantes (pertencer à mesma gama de cores) e as utilizaremos para os elementos principais da cozinha: balcões, eletrodomésticos grandes, móveis de armazenamento, etc. A terceira cor, a chamativa, pertencerá à escala oposta de cores e a utilizaremos em elementos mais pequenos como quadros, relógios, cortinas e pequenos eletrodoméstico.

Uma das vantagens desta distribuição de cores é que quando quiseres mudar um pouco o estilo da cozinha, podes mudar todos os elementos chamativos da cozinha por outros de cores diferentes.

Por último comentarei um conselho sobre cores, iluminação e espaço. Se tivermos uma cozinha pequena ou escura, o melhor é aplicar cores muito claras na cozinha como tons pastel como rosas pálidos ou lavandas, com muita base de branco. Estas transmitirão claridade, e por sua vez aumentará a sensação de espaço de qualquer lugar.

As cozinhas grandes pelo contrário são perfeitas para optar por cores escuras (sempre combinadas com detalhes muito claro). Combina esses tons chamativos em diferentes planos e criarás um efeito de profundidade muito interessante.

Fonte em espanhol: www.i-decoracion.com

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.