Como escolher a cor da cozinha

Conselhos para escolher a cor da cozinha

A área da cozinha é talvez uma das mais difíceis de decidir renovar em relação às cores. Se estás a perguntar-te como escolher a cor da cozinha, na continuação temos para ti uma serie de recomendações e conselhos que te possam ajudar a escolher a cor adequada para esta zona da casa.

Antes de começar deves saber que as cores dependendo do seu tom e intensidade têm umas propriedades sobre o ânimo das pessoas e dos ambientes. Dominando isto saberemos implementar umas e outras cores.

Dá cor à cozinha

Para ajudar-te com a pergunta de como escolher a cor da cozinha, vamos falar de alguns tons muito populares para usar-se nas cozinhas e que podes implementar na paredes e também nos acessórios e móveis que se encontram neste espaço.

A primeira cor recomendada é o popular e famoso branco. Esta cor brinda o ambiente da cozinha com um ar de limpeza e também de luminosidade. As paredes e móveis desta cor são especialmente úteis para cozinhas pequenas e também para aquelas que contam com pouco iluminação.

No caso de se usar o branco como cor principal para a tua cozinha, podes utilizar peças de outras cores como os verdes, os laranjas e os vermelhos para tornar-se atrativo.

Se te inclinares pelos polos opostos ao branco, ou seja, os tons escuros, deves ter em conta que deves ter uma cozinha com muito espaço e também que conte com uma excelente iluminação que já que se não for assim pode ficar escura.

Desta forma recomenda-se no caso das cores escuras, azuis e cinzentos nas cozinhas alienados com tons claros nos tetos. Deve-se também baixar o seu nível de escuro integrando acessórios de cozinha em tons metalizados ou de aço que ampliem a luz do espaço.

Outra das opções atrativas para as cozinhas é os tons ácidos ou chamativos. Dentro destas opções encontram-se os tons laranjas e avermelhados. Também se pode optar pelos amarelos, verdes e tons violetas, entre muitos outros.

O que se recomenda por esta escolha é fazer contraste com elementos de cozinha feitos em aço ou também de vidro, que ajudam a equilibrar os espaços.

Outra boa escolha de cores são os tons pastel. Estes criam ambientes iluminados e muito sóbrios. Não são para cozinhas carregadas e em geral são cozinhas calmas e românticas.

As cores populares a usar-se nesta proposta são os rosas, azuis claros e em geral todos os tons com uma grande quantidade de branco.

Preenche a cozinha de cor

Agora que conheces as opções de cor tem em conta as seguintes recomendações para adicionar cor à tua cozinha.

Se a cozinha é o lugar preferido da tua casa e é onde tu passas mais tempo de dia o melhor é utilizar cores neutras e suaves como os tons creme, já que dão tranquilidade. Não te recomendo as intensas já que podem cansar.

Também te recomendo antes de pintar ter uma superfície bem limpa e plana que te permite ter um resultado perfeito. Por isso atreve-te a renovar e a dar cor à tua cozinha.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.