Conselhos para as cozinhas americanas

Conselhos para cozinhas americanas

Existem duas razões principais porque é que se cria numa casa uma cozinha americana. A primeira delas e menos frequente é por uma questão estética, já que este tipo de cozinhas abertas dão um toque muito moderno à casa e são capazes de criar um espaço diáfano muito interessante.

Não obstante ao normal é que se recorre a uma cozinha americano nas casas com problemas de espaço, já que com elas ganha-se amplitude, luz e consegue-se que tanto a cozinha como a sala ou sala de jantar sejam maiores. Eliminando as paredes deste espaço, ambas as zonas saem a ganhar.

Para além do ganho de espaço e do toque moderno que dão, as cozinhas americanas também conseguem harmonizar a casa e criar laços entre os membros da família, porque com elas a pessoa que está na cozinha não se sente isolado dos outros, transformando tarefas como o cozinhar em algo mais divertido.

Estas são as vantagens principais que apresentam as cozinhas americanas. Desvantagens? Algumas também têm, claro. As principais são a difusão de odores para o resto da casa, o ruído dos eletrodomésticos e a limpeza da cozinha e da casa em geral.

Comecemos pelos odores, talvez o tema mais aborrecido dos três. Ao não dispor de paredes na cozinha estes chegam a mais partes da casa, podendo tornar-se um verdadeiro aborrecimento. Este problema pode eliminar-se quase por completo dispondo de um exaustor de fumos potente e efetivo.

Para além de dispor de um exaustor potentes, deves certificar-te que os filtros estão bem limpos, senão o seu trabalho não será tão bom. Para além disso para aumentar essa efetividade, o ideal é que ligues o exaustor 5 ou 10 minutos antes de cozinhar. Assim o seu rendimento será a 100%.

Existem outro tipo de soluções mais caseiras para dar um bom odor à casa como ferver cascas de laranja ou qualquer outra fruta cítrica para ambientar a cozinha. Podes acompanhá-las com canela para dar um toque diferente.

O segundo problema principal são os ruídos próprios da cozinha, que se juntam à vida quotidiana da sala. O frigorífico, o exaustor, a máquina de lavar loiça, etc. Todos estes eletrodomésticos emitem uns ruídos que podem tornar-se incomodativos quando estiveres a ver televisão ou a tentar ter uma conversa.

A solução é dispor de eletrodomésticos o mais silenciosos possíveis, Os que dispõem da categoria AAA não só cumprem estes requisitos, como também te ajudarão a poupar energia e a cuidar um pouco mais do meio ambiente.

São um pouco mais caros, sim, mas a longo prazo vais sair a ganhar com eles. Em luz e em ruído, os ganhos são notáveis.

O último problema é a limpeza da mesma. A cozinha é um espaço onde teremos muitos elementos e que se não forem bem colocados, visualmente podem prejudicar na decoração da casa. Mas ao estar tudo bem otimizado, o efeito é totalmente adverso, ou seja, ótimo.

É importante optar por acessórios que fiquem bem com a decoração, guardar bem as cisas que não utilizamos e que destoam, etc.

A gordura própria da cozinha é outro tema a ter em conta. Com um bom exaustor esta se reduz consideravelmente, mas ainda assim é normal que se disperse pelas zonas perto da zona de cocção.

Limpa com muita regularidade e com produtos efetivos. Uma pequena solução caseira é utilizar bicabornato dissolvido em água para limpar as superfícies da cozinha. Para além de que ao limpar estarás a eliminar odores. O vinagre é outra alternativa com a mesma função.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.