Conselhos para cozinhas com ilha central

Conselhos para cozinhas com ilha central

Se dispores de espaço suficiente para colocá-las, as ilhas de cozinha transformam-se num elemento muito prático dentro da cozinha ao mesmo tempo que a transformam num lugar moderno graças aos toques contemporâneos que transmitem.

Mas para que a escolha da ilha da cozinha seja a apropriada e que esta explore ao máximo o seu potencial, o ideal é seguir uma serie de conselhos que trataremos na continuação.

Estuda o espaço. A ilha deve deixar espaço suficiente para poder circular à volta dela com espaço. A distância ideal é de um metro entre a ilha e o resto dos móveis. É por isso que este tipo de complementos são apenas aptos para grandes cozinhas.

Escolhe um modelo prático. O mercado oferece-nos uma grande variedade de ilhas de cozinha com diversos tipos de funcionalidades. Lembra-te que a cozinha deve dividir-se em três zonas (armazenamento, limpeza e cocção). Se optares por uma ilha de cozinha, opta porque uma dessas zonas se encontra nela.

Seguindo com o fator prático da ilha, verifica a altura desta. A altura ideal para comer nela é de 90 cm enquanto que se a fores utilizar como fonte para fazer uma cozinha americana a altura perfeita é de 110 cm. Existem ilhas com pés reguláveis, ideais para alternar ente funcionalidade.

Existem ilhas com gavetas e espaços para colocar outros móveis, algo ideal para converter a ilha num lugar de reunião. Se escolheres que a tua ilha seja a zona de cocção, lembra-te que deves optar por um bom exaustor.

Cuida da iluminação. A ilha de trabalho deve obedecer a vários detalhes. Deve receber luz suficiente para que a zona esteja iluminada na perfeição, cuidado evitar que se criem zonas com sombra. O ideal é ter luz direta sobre a ilha.

Cuida dos materiais. As ilhas de cozinha mais resistentes e versáteis são as feitas em aço inoxidável, alumínio e laminado. Evita sobretudo a madeira, a não ser que queiras estar a aplicar óleos constantemente.

Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.