Conselhos para organizar a cozinha

Conselhos para organizar a cozinha

Uma correta organização da cozinha é importante por diversos aspetos. Para além de aumentar a sensação de limpeza, visualmente uma cozinha parece maior do que realmente é se tudo estiver perfeitamente organizado e os nossos olhos não encontrem barreias visuais.

Isto é tudo que tentaremos explicar no artigo seguinte, mostrando uma serie de conselhos para organizar corretamente a cozinha. Falemos de como simples gestos podem tornar a cozinha mais ampla e arrumada. E observas algumas das imagens de cozinhas que disponibilizá-mos, para que também te possam servir de inspiração para a organização da tua própria cozinha

Primeiro de tudo teremos de começar a priorizar elementos e a dar menos importância a outros. É comum ter na cozinha mais elementos que utilizamos, mas devemos ser conscientes disso e desfazermos das coisas ou pequenos eletrodomésticos que nunca usamos.

Revê os teus armários e gavetas e pensa nos objetos que não utilizaste no último ano. Esses objetos são totalmente prescindíveis e deverás tirá-los ou dá-los sem remorsos. Ocupam um espaço vital na tua cozinha e prescindir deles vai-te ganhar espaço.

Da mesma forma acontece com os talheres em demasia para quando vêm convidados, mas que no dia-a-dia não utilizamos. Uma excelente opção para estes objetos que usamos, mas apenas ocasionalmente, é guardá-los num lugar fora da cozinha. O espaço da cozinha é limitado e o melhor é que guardes nela apenas imprescindível para o teu dia-a-dia.

Se não tivermos muitas gavetas podes optar por pendurar os utensílios de cozinha. Ganhas espaços e visualmente ficam bem. Mas cuidado para não sobrecarregar as paredes. Não se trata de encher todos os espaços da cozinha. Pensa em espaços concretos, cuidando sempre da saturação.

Os livros de cozinha geralmente têm normalmente as capas coloridas e chamativas e ficam muito bem esteticamente. Tira-os dos teus armários e gavetas e coloca-os no exterior da cozinha numa estante bonita. Aproveita este para colocar neles as especiarias e os condimentos. Para guardar estes últimos opta por comprar prateleiras de vidro. Te ajudarão a potenciar a decoração à vez que ganhas espaço.

Falando de organizadores, podes optar por guardar muitos alimentos que tenhas da despensa neste tipo de acessórios de cozinha. Alimentos como cereais, massa, farinha, pão ralado, etc. Os organizadores têm formas perfeitamente apilháveis, solução perfeita para organizar os teus armários.

É importante organizar bem todos os elementos da cozinha, guardando-os todos juntos por categorias. Isto fará te ganhar organização e efetividade, porque na altura de procurar algo saberás sempre onde está e se agilizará o tempo de cozinha.

Nas gavetas da cozinha podes instalar organizadores especiais para gavetas. Isto te ajudarão a que haja uma ordem perfeita na gaveta, fazendo que todos os teus artigos pequenos estejam separados e sejam mais fáceis de encontrar. Não é cómodo abrir uma gaveta e encontrar tudo numa confusão, não é? Com isto soluciona esse problema.

Estas são algumas das alternativas possíveis para manter uma cozinha perfeitamente organizada. Esperamos que te tenham servido de ajuda e que te permitam ter a cozinha ordenada e 100% acessível.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.