Cozinhas de estilo Feng Shui

Cozinhas de estilo Feng Shui

Que a cozinha é um espaço com muito protagonismo dentro de casa é algo que todos nós já interiorizamos. Esta já não é apenas um lugar em que cozinhar. Agora é um lugar onde passar tempo com a família, onde tratar temas familiares comendo algo ou onde partilhar emoções com pais, filhos e irmãos.

Por isso é importante adaptar a disposição e a decoração da cozinha o pensamento Feng Shui, para que nela flua livremente a energia e que esta seja um lugar próspero e quente em que estar.

Na cozinha combinam-se dois elementos rivais como são a água e o fogo, pelo que é importante saber harmonizá-los e equilibra-los para aproveitar a energias positivas de ambos.

Para isso combina os aparelhos do mesmo elemento e separa-os do resto. Ou seja, acessórios como lava-loiças e torneira juntos, mas separados de elementos como forno, micro-ondas e tostadeira, que por sua vez devem ficar juntos. Tenta separá-las mas sem enfrentá-los.

Segundo os princípios Feng Shui, a cozinha está associada à alimentação, a riqueza e a saúde, pelo que já podes intuir a importância deste espaço.

Primeiro devemos ver a disposição da cozinha, já que quando esta é correta o Chi pode circular livremente por ela sem serpentear entre os diferentes blocos da cozinha. Para além disso é importante orientar as superfícies de trabalho para a porta, nunca dando as costas.

A ordem, a limpeza e uma boa ventilação também são aspetos a ter muito em conta para melhorar o fluxo de Chi. Tem o mínimo possível de utensílios e elimina os que não uses, organiza na perfeição as gavetas e escolhe bem os teus acessórios de cozinha.

Falando de elementos, é importante que nesta zona não haja mais aparelhos elétricos que os puramente obrigatórios, assim que tenta prescindir de aparelhos como telefones ou televisões. Estes interferem nas relações entre os membros da família e no fluxo da energia.

No pensamento Feng Shui todos os materiais estão permitidos, sempre e quando há um equilíbrio entre eles. Assim que evita colocar demasiados elementos do mesmo material.

A luz natural é sempre aconselhável, mas para a filosofia Feng Shui é ainda mais, pelo que potencia a entrada de luz natural e não desperdices nem um raio desta. Se utilizares cortinas nas janelas, estas devem permitir passar muita iluminação do exterior. Quando utilizares luz artificial, faz com que esta seja intensa e direta.

As cores ideais para este tipo de espaço são os tons quentes como o amarelo e os tons castanhos-escuros. Combinadas estas cores com branco marfim terás um espaço que desprenderá pureza e harmonia.

A presença de elementos naturais é essencial. Para além de utilizar elementos de madeira, coloca plantas naturais ou inclusive acessórios decorativos que simbolizem a natureza como quadros com paisagens. Tira a fruta para fora do frigorífico e coloca sobre um fruteiro bonito para potenciar ainda mais a tua cozinha Feng Shui.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.