Cozinhas de estilo minimalista

Cozinhas de estilo minimalista

O estilo minimalista procura apenas o essencial de um espaço. Fora tudo o que não é estritamente necessário e maior presença para o que usamos diariamente. Este estilo é ideal para as cozinhas pequenas, porque ajuda a que a cozinha ganhe uma sensação de espaço.

Uma cozinha minimalista apresenta estas caraterísticas, com linhas puras e simples, poucos objetos à vista, e umas cores neutras. O ambiente que se respira nesse tipo de cozinhas é de conforto e paz, sensações muito próprias nesta filosofia de vida.

E quais são as chaves para ter uma cozinha minimalista? Isso é precisamente o que trataremos no seguinte artigo. Ainda que como já terás comprovado já demos a primeira dica e a principal: apenas o principal visível. Não te esqueças de consultar as imagens de algumas cozinhas minimalistas que escolhemos para ti, pois certamente que serão do teu agrado.

Temos de fugir das cozinhas cheias de móveis, acessórios, pequenos eletrodomésticos, etc. Isto não quer dizer que não tenhamos todos esses elementos, mas têm de estar escondidos nos grandes armários que este tipo de cozinhas apresenta.

O espaço deve estar livre e a vista não deve perder-se em nenhum detalhe. Isto fará com que a nossa cozinha brilhe mais, já que estará liberta de qualquer obstáculo visual e aparentará ser mais ampla.

Falámos igualmente dos tons neutros próprios das cozinhas minimalistas. A base destes espaços devem ser estas cores sóbrias como o branco ou o cinzento. Para adicionar personalidade e para que a cozinha não se torne fria, introduz toques de cor violeta, índigo, bege ou até tons de madeira.

Nunca utilizes mais do que dois tons neste tipo de espaço. Podes introduzir igualmente texturas envernizadas de branco e metálicos.

A escolha dos móveis também é importante. Lembra-te que na decoração minimalista primam-se as linhas retas e a ausência de oscilações, pelo que opta por este tipo de móveis. Afasta-te dos puxadores, procura móveis sem demasiadas gavetas ou portas, etc.

A iluminação é muito importante nas cozinhas minimalistas. Potencia a entrada de luz exterior e pensa bem na distribuição dos móveis para que estes não estorvem a entrada. Os armários com portas transparentes são perfeitos para este tipo de espaços.

Foge da presença excessiva de acessórios de cozinha. Na medida do possível “esconde-os” dentro dos armários. Falando de acessórios, o que se pode colocar bem visível é uma ou duas plantas naturais. Este toque de “vida” fica muito bem nas cozinhas minimalistas.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.