Cozinhas de estilo rústico

Cozinhas rústicas

Na continuação mostraremos as chaves para conseguir uma cozinha rústica. Este ar campestre cria espaço com muito encanto onde se respira tranquilidade e paz interior, próprio das ligações que há neste tipo de cozinhas com a natureza. Se queres dar à tua cozinha um toque de naturalidade, o estilo rústico é perfeito para o conseguires.

Ainda que ao pensar em algo rústico geralmente nos vem à cabeça um estilo antigo, na continuação demonstraremos que não tem de ser forçadamente assim. Combinando toques modernos às tradicionais chaves das cozinhas rústicas, podemos conseguir um ambiente de aspecto campestre e estilo renovado.

O material estrela deste tipo de cozinhas é a madeira natural. Quantos mais nós esta tiver, melhor. Estes nós dão um aspeto ainda mais natural a toda a cozinha. As madeiras de bordo e de carvalho são as melhores opções. A pedra natural é outro dos materiais que não pode falta neste tipo de cozinhas.

Se queremos dar um toque renovado à cozinha, combina a madeira com outros materiais menos tradicionais como a pureza da pedra de lava. Tanto as texturas como os tons destes dois materiais são perfeitos para as cozinhas rústicas.

A iluminação é muito importante neste tipo de espaços. Esta tem de ser na medida do possível luz natural. Se tens opção de mudar as janelas e aumentá-las, estás a fazer um grande favor à tua cozinha.

As cortinas são elementos típicos nas cozinhas rústicas. Se queres conseguir um estilo clássico opta por elas, mas como queremos que não filtrem luz ao espaço, opta por cortinas de encaixe. Opta sempre por cortinas de tons claros.

Se o que queres é uma cozinha rústica mas fugindo do tradicional, opta por usar estores em tons de madeira clara.

Para os acessórios decorativos opta por tons amarelados. Estes combinam muito bem com o tom da madeira e com os tons escuros da pedra de lava. O branco e o laranja são mais dois tons que podes escolher. As cores básicas do estilo rústico são os cremes, os tostados e os castanhos, e estes combinam muito bem com o que vimos anteriormente.

E falando de acessórios, não podes esquecer-te do toque natural que as plantas dão. Coloca pelo menos uma planta natural na tua cozinha rústica. Consegue também um fruteiro elegante onde se possa exibir as frutas da época e inclusive verduras. Isto potenciará esse toque campestre que procuramos.

Loiça artesanal e complementos de ferro completarão a tua decoração rústica, sobretudo se quiseres que esta tenha toques clássicos.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.