Cozinhas de estilo vintage

Cozinha vintage

O estilo vintage na decoração todos os dias ganha mais adeptos. Nisto do interiorismo as modas são cíclicas, e atualmente escolhe-se muito o estilo retro que devolve o protagonismo a objetos e a acessórios com “história”.

Na continuação vamos ver uma serie de dicas para conseguir este estilo vintage à nossa cozinha. Um toque retro pode dar um aspeto muito interessante à nossa cozinha, mas para isso é importante conhecer as chaves deste estilo decorativo e implementar corretamente.

Comecemos pela cor ideal para criar uma cozinha vintage. A base desta deve ser branca, e temos de dar-lhe animação com acessórios e elementos em cores vivas. Esta cor pode ser aplicada através de eletrodomésticos com cores.

No mercado há diversas coleção de eletrodomésticos com cores vivas. Há inclusive com um design definitivamente retro, baseado nos designs da década de 50 e 60. No catálogo da empresa Smeg há vários exemplos disso.

Falando de cores, podes completar o estilo da tua cozinha com padrões florais, outro referente principal do estilo vintage. Quanto mais alegres e coloridos forem, melhor o efeito.

Outras cores que podem combinar muito bem com o branco reinante são o verde e o amarelo, ainda que sempre em tons claros. A cor da madeira natural também é perfeita neste tipo de ambientes.

Os móveis da cozinha também jogam um papel importante. Presta especial atenção aos móveis auxiliares. Potencia móveis com parte da vitrina com portas de vidro e nestas podes colocar umas cortinas para complementá-las. Podes conjugar estas com as cortinas das janelas.

Nos móveis tenta que sejam de tons muito claros. Se queres dar um toque ainda mais especial aos nossos móveis, muda os puxadores destes por elementos escuros e de estilo retro e inclusive rústico.

Cuida também da loiça. Se estás a pensar em renová-la, agora é uma boa altura. Opta por loiça também florida, sempre com toques coloridos.

Os acessórios também são elementos a ter em conta. Potencia os acessórios de materiais naturais como o vime e a madeira. E completa a decoração colocando pequenas plantas naturais repartidas por toda a cozinha. Estas darão o toque perfeito à tua cozinha.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.