Decoração de cozinhas brancas

Decoração de cozinhas brancas

O branco é uma cor que sempre esteve muito presente no mundo das cozinhas. As suas qualidade na altura de aumentar a receção de luz, a amplitude do espaço e a sensação de limpeza são algumas da chaves deste êxito.

Ainda que cada vez aparecem mais variedades de cores para dar alegria a este espaço, o branco continua a ser uma referência a ter em conta. Vejamos uma serie de recomendações para decorar as nossas cozinhas com a cor branca e aprendamos como evitar a frieza de um excesso de branco que a nossa decoração pode provocar.

A primeira coisa que teremos de fazer é falar desse possível risco de criar um envolvente frio ao utilizar demasiado branco. O ideal para fugir deste problema é combinar o branco com outras cores mais vivas que aportem essa vida que procuramos.

O branco é uma cor que pode ser combinada com todas e tem a vantagem de realçar as cores que tem ao seu redor, assim pensa nessa cor que tanto gostas e combina-a com o branco.

Se és atrevido podes utilizar essa cor forte em móveis e eletrodomésticos. Se fores um pouco mais clássico, podes sempre optar por utilizá-la em pequenos eletrodomésticos, acessórios de cozinha, puxadores de portas, etc.

Se o que queres é criar um espaço clássico e elegante, podes combinar o branco com outras cores suaves ou neutras. Estes toques romperão com a monotonia do branco dando-lhe classe e estilo à tua cozinha.

Falando de combinar, o branco também combina na perfeição com quase todos os materiais. Madeira, granito escuro, Silestone, vinil, etc. Os efeitos destas combinações vão ter influência.

A cor branca também é apropriada para qualquer estilo decorativo. Para um estilo rústico opta por móveis de madeira pintados de branco combinados com flores e acessórios de ferro, para um toque nórdico utiliza móveis envernizados de branco de linhas retas, se queres um estilo mais retro podes optar por combinar madeira branca combinada com vidro e quadros nas paredes, etc.

Para interiores mais modernos ou minimalistas terás de optar por móveis envernizados com acabamentos opacos ou com brilho. Combina-os com acessórios de aço ou de alumínio e terás os resultados que procuras. Como podemos ver, o branco adapta-se a quase todos os estilos.

Para as paredes podes optar igualmente por esta cor, tenhas uma parede lisa ou azulejos. Nos tetos também é certo utilizar-se esta cor, ainda que não só em chãos. Para isto utiliza-se também um tom claro de branco, mas com toques de cinzento ou de areia.

E não nos esqueçamos de uma caraterísticas que falávamos no início, a luminosidade que o branco dá. Se tens uma cozinha pequena, esta cor é exatamente o que precisas porque potenciará toda a luz que receba e aumentará a sensação de amplitude do espaço. É uma solução ideal para estes espaços onde ganhar uns metros é um desafio.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.