Exaustores para a cozinha

Exaustores para a cozinha

Ainda que a principal função de um exaustor (e a que todos temos na cabeça) é a de eliminar o fumo que se produz ao cozinhar, este também exerce um papel fundamental na eliminação de odores, na diminuição de humidade e da própria gordura dos alimentos.

Por tudo isto é tão importante a escolha correta do exaustor. No seguinte artigo falaremos das diferentes caraterísticas que o exaustor ideal tem de ter para a tua cozinha. Assim vais-te assegurar que realizar as suas funções em perfeitas condições.

Nos exaustores existem dois tipos de sistemas de aspiração diferentes: evacuação e recirculação. O primeiro deles expulsa o ar da cozinha para o exterior passando este por uns filtros que limpam as impurezas do mesmo.

O segundo sistema, o de recirculação, absorve o ar e o devolve limpo à cozinha. Para fazê-lo passa por diferentes filtros de gordura, vapores e odores. Este tipo de sistema faz com que não seja necessária uma saída de fumos para o exterior.

Para além disso existem diferentes tipos de exaustores em relação à sua colocação. Assim temos exaustores de parede, exaustores de ilha e inclusive modelos integrados no armário da cozinha. Temos igualmente modelos extraíveis e também exaustores verticais.

A potência do exaustor é um dos elementos chave a ter em conta. Esta potência marca a quantidade de metros cúbicos de ar que o exaustor pode limpar numa hora. A potência do exaustor se fixa dependendo do tamanho da cozinha, e o ideal é que aspire entre seis a oitos vezes o volume de uma cozinha.

Outro aspecto a ter em conta é o nível de ruído. Antigamente maior a potência maior era o ruído, mas felizmente isso mudou e existem exaustores muito silenciosos. Um nível inferior a 60 decibéis é perfeito para a cozinha.

E por último falaremos da instalação do exaustor, outro dos aspetos fundamentais. É indiferente que tenhamos o melhor exaustor do mercado se este estiver mal colocado.

Este deve estar a uns 60 centímetros de distância da placa e o seu tamanho deve cobrir esta zona por completo. O tamanho e a colocação do exaustor tem uma enorme importância na extração de fumos e odores.

Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.