Ganhar espaço em cozinhas pequenas

Ganhar espaço em cozinhas pequenas

A falta de espaço é um problema recorrente na nossa sociedade atual que cada vez constrói casas mais pequenas. Esse problema é incomodativo a nível geral, mas na cozinha em concreto este incómodo torna-se maior porque neste espaço há muitos elementos de grandes dimensões de que não podemos prescindir e que limitam a presenças de outros que também são úteis.

Como solucionar estes problemas de espaço nas cozinhas pequenas? Isso é o que trataremos de averiguar neste artigo mostrando certas dicas para o conseguir.

Um dos aspetos mais importantes para que a nossa cozinha pareça mais espaçosa é sem dúvida a ordem. O impacto visual de uma cozinha cheia de “obstáculos” é negativo, fazendo com que a cozinha nos sufoque e pareça mais pequena.

Guarda todos os elementos, recolhe a loiça quando estiver seca, organiza especiarias e outros elementos desse tipo ordenadamente, etc. Com isso não ganharemos metros físicos, mas sim visuais. A sensação de amplitude aumentará e a nossa eficiência na cozinha também.

Uma opção muito eficiente para aproveitar ao máximo o espaço que dispomos é criar os móveis à medida. Geralmente as construtoras não se preocupam se a cozinha é pequena ou não, nem se por si todos os metros úteis estão sendo utilizados, mas nós sim temos de o fazer.

Esta opção não é a mais económica, é evidente, mas asseguro-te que é a mais eficiente e, a longo prazo, a melhor. Cria o mobiliário da tua cozinha à medida aproveita até ao último metro útil desta. Desta forma otimizarás ao máximo o espaço sem criar uma cozinha sufocante.

Para além disso criando os teus próprios móveis poderás aproveitar opções de otimização de funções que existem no mercado: mesas auxiliares que aparecem ou guardam-se sem ocupar quase espaço nenhum, balcões multifuncionais, portas corrediças, etc.

A cor e a iluminação são dois dos aspetos chave que podem aumentar a nossa cozinha visualmente. Para as cores devemos optar por tons claros. Não devemos necessariamente ficar no branco. Podes optar por tons de madeira, verdes e azuis nos seus tons mais claros.

A iluminação da cozinha também é um fator chave como dizíamos. Quanta mais luz natural tiver este espaço melhor, porque esta é a melhoria para aumentar os espaços. A luz artificial utiliza a branca e a mais direta possível. Tenta que o mobiliário não crie demasiadas sombras.

Não falámos dos eletrodomésticos, mas estes também podem ajudar-te a ganhar espaços. Existem muitos eletrodomésticos no mercado que são multifunções, com os que poupamos espaço na nossa pequena cozinha. Opta por micro-ondas que incorporem forno ou por lava-loiças com secagem incluída. Com isto já terás presumido que poupas uns belos metros.

E por último lembra-te que o melhor é ter apenas o essencial que utilizemos quase diariamente. Revê os teus armários e gavetas e desfaz-te de tudo o que já passou um mês e não utilizaste. Assim ganharás espaço nos móveis e estes poderão ser melhor distribuídos. 

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.