Ideias para decorar uma cozinha pequena

Decoração de cozinhas pequenas

Um dos desafios que temos de enfrentar atualmente nos edifícios modernos é os problemas de espaço. E não é um problema qualquer, é um grande desafio, já que temos de encontrar uma distribuição adequada para que a cozinha seja funcional, nos permita uma correta mobilidade e para além disso apresente um design acolhedor.

Conseguir todos estes objetivos é o que vamos tentar através deste artigo, com uam serie de conselhos que ajudarão a decorar e a criar uma distribuição numa cozinha pequena.

A iluminação é um dos pontos chave nas cozinhas pequenas. A luminosidade do lugar influi muito nas cores e na sensação de amplitude. O ideal é que deixes entrar toda a luz natural que conseguires, porque esta é a luz ótima, mas se não tiveres essa sorte utilizar luz branca enfocando as zonas principais da cozinha.

A cor das paredes e dos móveis também é um aspeto a ter em conta. Quando mais clara for a cozinha, maior será a sensação de amplitude. Utiliza cores claras como os brancos, os beges e os diferentes tons pasteis.

Cuidado com os acessórios de cozinha. Estes ajudam a incentivar a decoração da cozinha mas um número muito elevado ou uma colocação inadequada pode danificar a sensação de espaço. Há que apenas se ver os acessórios essenciais (o resto guardamo-los no armário) para não ficarem à vista. Se consegue-se passar com a vista na cozinha sem encontrar obstáculos, a sensação de amplitude é maior.

E se falarmos de guardar os acessórios que não utilizamos, é importante a escolha do mobiliário que realiza a dita função. O mobiliário nas cozinhas pequenas deve ser o mais versátil possível, aproveitando cada pequeno canto da cozinha.

Existe muita variedade de móveis pensados para estes espaços, mobiliário adaptado para aproveitar cada centímetro útil. Procura bem nos catálogos de cozinhas e encontrarás soluções práticas e chamativas.

Continuando com o mobiliário, dá uma vista de olhos também ao mobiliário dobrável, perfeito para este tipo de espaços reduzidos. Tanto cadeiras como mesas dobráveis ou extensíveis são perfeitas para ganhar espaço quando for realmente necessário, mas ter um tamanho compacto no dia-a-dia quotidiano.

Por último voltar a recordar algo que falámos anteriormente: a arrumação é essencial neste tipo de cozinhas. Um espaço acolhedor e arrumado é um espaço que visualmente parece muito maior. “Limpa visualmente” a decoração da tua cozinha e esta vai parecer 10 metros maior.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.