Mesas de cozinha

Mesas de cozinha

Na altura de escolher uma mesa de cozinha deve-se ter em conta vários fatores que ainda que possam parecer simples, o facto de se acertar ou não neles dependerá que a nossa mesa seja perfeita ou não para a nossa cozinha.

Falamos das suas dimensões, do material da mesma, da sua funcionalidade e versatilidade, etc. Na continuação veremos uma serie de conselhos para escolher a mesa de cozinha perfeita. No final do artigo também vais poder observar fotos de algumas mesas cheias de estilo e com um ótimo design, para que cries uma ideia mais concreta da mesa ideal para ti.

A primeira coisa que temos de procurar é que esta se adapte perfeitamente às nossas necessidades e ao envolvente que está colocada. Em cozinhas de grandes dimensões a forma da mesa não é tao importante, mas nas pequenas sim.

Numa cozinha pequena deves procurar uma mesa de acordo com o espaço e distribuição disponível. E para além disso deves conseguir que esta seja o mais funcional e versátil possível. Uma boa opção é optar por uam mesa com gavetas ou espaço para guardar nela elementos da cozinha. Assim conseguimos logo matar dois coelhos.

Também podes optar por uma mesa com rodas, tipo ilha de cozinha. Nesta pode-se colocar, mover ou guardar sempre que se queira a sua presença e não ocupará demasiado espaço quando não se usa. Igualmente apropriadas são as mesas dobráveis ou extensíveis, que se adaptam facilmente às tuas necessidades.

Numa cozinha americana, um balcão de bar é uma excelente opção, sobretudo se forem poucos em casa. Colocando uns bancos elegantes poderão comer lá. Para além disso os bancos também ocupam pouco espaço, perfeito para cozinhas pequenas.

Em cozinhas maiores já vos digo que poderás optar por qualquer tipo de mesa (redonda, quadrada, retangular, …) ainda que o aconselhável é escolher uma que se adapte ao uso que lhe vamos dar.

A cozinha é um espaço onde há muita movimentação e onde se trabalha com elementos que podem danificar o mobiliário, pelo que o ideal é que os materiais escolhidos sejam os mais fortes e resistentes possíveis.

Pensa que na mesa da cozinha é bastante provável que coloquemos pratos, pequenos eletrodomésticos, etc. Sabendo isto, outra opção a estudar é a sua fácil limpeza e manutenção. A madeira, o aço, a melanina e o ferro são os materiais mais recomendados.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.