Tipos de torneiras de cozinha

Tipos de torneiras de cozinha

Escolher a torneira da cozinha parece algo simples, mas quando veres o amplo catálogo de torneiras de cozinha vais-te dar conta de que a escolha não é assim tão simples. Torneiras misturadoras, bicomando, monobloco, etc.

No seguinte artigo alaremos dos diferentes tipos de torneiras que há e analisaremos as diferentes caraterísticas de cada um delas para que analises qual é a ideal para a tua cozinha.

E as primeiras que falaremos serão as torneiras misturadoras. Estas apresentam um estilo moderno, ainda que já estão entre nós há anos. Para além da sua estética atrativa, são torneiras fáceis de manejar.

Com elas selecionar a quantidade de água concreta que necessitamos é uma tarefa simples, com o que o jato de água que utilizamos é racional e o consumo se ajusta ás necessidades concretas. Da mesma forma é fácil de abrir e fechar, algo muito prático para um espaço como a cozinha.

Outro tipo de torneiras que podemos encontrar no mercado são as torneiras bicomando. Estas por regra geral apresentam um estilo muito mais tradicional. Como o seu próprio nome indica, contam com dois comandos que serve para escolher água fria ou água quente, ambas independentes.

Este tipo de torneiras não é muito cómodas para cozinhas, pois geralmente abrem-se através de comandos giratórios. Isto não só dificulta coisas tão simples como lavar as mãos ou a fruta, como também torna-se mais complicado na escolha da temperatura correta da água.

Mas isso sim, esteticamente este tipo de torneiras têm um encanto especial. Isto faz com que estejam muito presentes em cozinhas de estilo clássico e rústico.

Continuamos com as torneiras de cano extraível. Geralmente este tipo de torneiras são as que encontramos em cozinhas industriais, pois oferecem a possibilidade de que a água saia em diferentes direções com simplicidade.

Este tipo de torneiras se transformam em pequenas mangueiras que nos permitem passar por água maiores superfícies sem ter de deslocar o elemento que queremos molhar, basta mover a torneira no modo de mangueira.

Para tarefas de limpeza de alimentos ou enchimento de recipientes grande são bastante cómodas.

Um tipo de torneira muito semelhante a essas são as de cano giratório. Estas apresentam um cano alto que podemos mover com facilidade de cima para baixo e para os lados, permitindo-nos dirigir de forma ótima o jato de água para onde quisermos.

E terminamos com as torneiras mais modernos e mais inovadoras de todos. As torneiras de osmose. Estas incorporam dois canos diferenciados. Um deles tira água destinada a uso industrial como lavar ou limpar, e na outra sai a água para consumo humanos.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.