Vantagens das cozinhas americanas

Vantangens das cozinhas americanas

As cozinhas abertas são cada vez mais as protagonistas nas decorações de cozinhas atuais. As razões desta popularidade são diversas, e isto é o que tentamos ver no seguinte artigo, mostrando as diferentes vantagens que tem este tipo de cozinhas.

O modo de vida mudou muito nas últimas duas décadas e o papel da cozinha na casa mudou radicalmente, ganhando um maior protagonismo. E nesse novo espírito que entrou no mundo das cozinhas expressa na perfeição a filosofia das cozinhas americanas, que fazem com que esta se abra ao resto da casa dando-lhe todo o protagonismo que merece.

O caráter aberto deste tipo de cozinhas faz com que a cozinha seja mais uma parte da sala e vice-versa, transformando a cozinha num lugar mais de reunião onde se pode falar, comer e disfrutar de um café. Para além de que a pessoa que cozinha não se vai sentir sozinha, porque ainda que o resto da família não esteja na cozinha vão continuar a partilhar o mesmo espaço.

Com estas cozinhas abertas cada membro da família pode fazer as suas coisas sem perder o contato com o resto das pessoas. Com elas de resto preparar o jantar já não é algo isolado. Poder conversar com os teus ente queridos e ver o que fazem é um bom entretenimento.

Estas cozinhas são muito utilizadas em casas de dimensões reduzidas porque ao eliminar as barreiras visuais que são as paredes, a casa ganha em tamanho e em iluminação. Isto beneficia tanto a cozinha como a sala. Realizar tarefas quotidianas como cozinha torna-se mais agradável já que o espaço de que dispomos é muito maior.

A nível decorativo a separação do espaço da cozinha e da sala pode ter um aspecto positivo se a planearmos bem. Há pessoas que utilizam uma cor diferenciadora para o espaço da cozinha, utilizando um tom mais forte do que do resto da sala. A cor calma da sala compensa a força da cozinha, mas o efeito é fabuloso.

Outra opção para delimitar ambos os espaços é o clássico bar americano. Este para além de dar um toque moderno à casa, vai-te dar um espaço extra para trabalhar na cozinha e para comer, coisa que fica sempre bem se forem poucos em casa. Com uns bancos o espaço ficará fantástico.

Outra vantagem das cozinhas americanas é que têm maior luz natural que o standard. A luz natural é ideal para iluminar qualquer espaço porque aumenta a sensação de amplitude. Estas ao contar com as vantagens da cozinha e da sala recebem mais luz e requerem de menos ajuda artificial para iluminar.

E por último falaremos da versatilidade de estilos que as cozinhas abertas nos oferecem. É certo que estas apareceram sobretudo nas últimas duas décadas e que geralmente se associam com o estilo moderno ou inclusive de tipo loft, mas as cozinhas americanos cabem noutros tipos de estilos com o clássico, o rústico e até o minimalista.

Como vemos, o protagonismo das cozinhas americanas nos últimos anos não se deve apenas a uma questão de moda. As múltiplas vantagens das cozinhas abertas lhes fez ganharem por direito próprio esse espaço que atualmente ocupam.

Artigos relacionados
Portal especializado em cozinhas. Somos o guia perfeito para a decoração de cozinhas.